Outubro Rosa é tema destaque para Hospital de Cubatão.

Para marcar as ações do Outubro Rosa, o Hospital de Cubatão realizou um mutirão para receber e agendar as pacientes do município com pedidos médicos do SUS para a realização de mamografia. O exame é gratuito pelo SUS e através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cubatão, pode ser agendado diretamente no HC entre os dias 22 a 26 de outubro, pelas pacientes com o pedido médico para os exames de mamografia do Sistema Único de Saúde (SUS) das unidades de saúde e Pronto Socorro Central do município. No total, foram feitos 175 exames de mamografia nesse período, e agendados 721 pacientes para a realização no HC.

O Hospital de Cubatão conta com equipe qualificada, equipamentos e estrutura moderna para o diagnóstico do Câncer de Mama. Esse é o grande alvo da prevenção durante o Outubro Rosa no Brasil e no mundo. A campanha é realizada anualmente com o objetivo de conscientizar as mulheres, seus companheiros, amigos e familiares a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.
“Fui muito bem atendida. Achei iria demorar, mas pelo contrário, foi muito rápido desde a recepção até a entrada para a sala do exame. A equipe foi excelente e prontificada a nos receber. Todas receptivas e atenciosas. Muito boa essa acolhida e estrutura para a realização da mamografia, que é extremamente importante e imprescindível para a prevenção do câncer em nós mulheres”, afirma Maria Aparecida Alves dos Santos, que esteve no Hospital de Cubatão, no dia 25, realizando o exame pelo mutirão.
O Câncer de Mama
O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais acometem as mulheres, principalmente, a partir dos 35 anos de idade, tendo os seus riscos aumentados a partir dos 50 anos. A mamografia é considerada hoje o principal método de identificar a doença. O exame deve ser realizado a cada dois anos, nas mulheres de 50 a 74 anos, e nas mulheres de 40 a 49 anos que tenham histórico familiar de câncer de mama de parentes direto (mãe ou irmã).
De acordo com o coordenador médico de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Cubatão, Dr. Maurício Sabbatino de Carvalho, quanto mais precoce a doença for detectada, mais eficaz será o tratamento. “É consenso da sociedade e de toda classe médica a importância da realização da mamografia. Apesar de algumas mulheres acharem um pouco desconfortável, e ainda existirem muitos mitos em cima desse exame, ele é de extrema importância e não pode ser substituído pela ultrassonografia e nenhum outro. A mamografia é o único método eficaz para o rastreamento do câncer de mama” afirma o médico do Hospital de Cubatão, afirma Dr. Maurício.
Neste mês, a unidade hospitalar chama a atenção das mulheres para a conscientização do câncer de mama, o autocuidado e exames de rotina, outras importantes formas de detectar precocemente o câncer de mama é fazendo o auto-exame. É necessário apalpar as mamas, prestando sempre atenção se há alguma alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitada (antes de dormir ou ao acordar) ou na frente do espelho. “O auto exame é muito importante, porque ao longo da vida, se a mulher conhecer bem seu corpo, qualquer tipo de alteração que ocorra na mama, seja um nódulo, uma deformidade, alteração na pela, retração do mamilo será perceptível e vai chamar atenção. Dessa forma, a mulher deve procurar um médico. O câncer de mama tem cura, mas a cura depende de o quanto antes ele for diagnosticado. Ou seja, diagnóstico precoce, maior possibilidade de tratamento e sucesso no tratamento”, reforça Dr. Maurício.

Centro de Oncologia

A implantação do serviço de Quimioterapia no Hospital de Cubatão tornará possível o tratamento para os pacientes oncológicos. A Fundação São Francisco Xavier viabilizará a oferta desse serviço de alta complexidade para os pacientes de Cubatão e região.
Sempre com atendimento humanizado e pensando no máximo bem-estar de seus pacientes, o anexo Hospitalar contemplará os setores necessários para o serviço de oncologia (consultório, recepção, áreas de apoio e leitos individuais e humanizados de quimioterapia, farmácia e capela de manipulação para medicações), totalizando uma área de aproximadamente 585 m².