A Fundação São Francisco Xavier e o Hospital de Cubatão se preparam para a Certificação. Em fevereiro, será realizada a auditoria externa de diagnóstico, pleiteando o Nível 1 – Acreditado ONA.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

Você sabe o que é Acreditação?

O processo de Acreditação é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as organizações a avaliar seus processos e a identificar onde são necessárias melhorias. É também uma abordagem objetiva, mensurável e de aplicação fácil e coerente. A avaliação é realizada in loco e transversal, ou seja, a abordagem sistêmica permite analisar os processos de trabalho e as relações com os resultados. Dessa forma, o Sistema Brasileiro de Acreditação considera que a organização de saúde é um sistema complexo, onde as estruturas, os processos e os resultados da organização estão de tal forma interligados, que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto e no resultado final. No processo de avaliação e na lógica do Sistema Brasileiro de Acreditação, não se avalia um setor ou processo isoladamente. A certificação pode ocorrer em três níveis:

  1. Acreditado;
  2. Acreditado Pleno;
  3. Acreditado com Excelência.

O que significa o Nível 1, pretendido pelo Hospital de Cubatão?

As exigências deste nível contemplam o atendimento aos requisitos de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Quais os benefícios da Acreditação para o Hospital?

  1. Melhoria contínua;
  2. Diminuição de retrabalho e redução de custos;
  3. Integração entre os setores e processos;
  4. Controle dos processos e foco no resultado;
  5. Visibilidade no Mercado;
  6. Identificação de riscos e oportunidades.