Fundação São Francisco Xavier realiza simulado de abandono no Hospital de Cubatão

Os colaboradores do Hospital de Cubatão participaram de uma simulação de incêndio e abandono parcial da unidade hospitalar. O exercício simulado, realizado na tarde da quarta-feira (27), incluiu situações como um princípio de incêndio, remoção de pacientes e acompanhantes e abandono de área.

Parte das ações do PRE (Plano de Resposta a Emergência) do HC, o exercício simulado busca avaliar e preparar todos os colaboradores para respostas a possíveis emergências.  Antes do início do exercício simulado, pacientes e acompanhantes foram comunicados sobre a simulação.

O exercício começou às 15horas, com o acionamento do alarme de emergência no 6º andar, reunindo a equipe de Brigada de Emergência do HC, que realizou as ações previstas no PRE, simulando o deslocamento de pacientes e acompanhantes até o Ponto de Encontro e também o combate ao princípio de incêndio.

Ao todo, o exercício simulado teve duração de quinze minutos. A Engenheira de Segurança do Trabalho Daniele Lima, explica que a realização do simulado busca avaliar a aptidão dos Brigadistas e procedimentos existentes, identificando oportunidades de melhoria no atendimento destas ocorrências. Ao todo, o Hospital de Cubatão conta com 204 brigadistas que suprem todos os turnos e têm a qualificação para essas situações de emergência”, explica Daniele.

Além destas equipes, os demais colaboradores também passam por treinamentos de segurança desde a admissão e periodicamente recebem noções de prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros.