Dia Mundial da Saúde: cuide-se!

No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e os principais problemas que podem afetá-la. Afinal de contas, qualidade de vida implica em cuidados constantes com a saúde, por isso, manter o corpo e a mente em perfeito estado de funcionamento, em harmonia, é uma forma de se ter saúde, com disposição e vitalidade.

Assim, buscando divulgar conhecimento, a Fundação São Francisco Xavier / Hospital de Cubatão pega carona nesta data para dar dicas de atitudes diárias que são necessárias para ter uma vida mais saudável.

  1. Pratique exercícios físicos regularmente. Eles melhoram a qualidade de vida e são essenciais para a longevidade.
  1. Beba bastante água. Além de hidratar o corpo, ajuda a prevenir doenças e manter uma aparência saudável.
  1. Tire um tempo para acalmar a mente. Cuidar da saúde mental é se cuidar por completo. Deixe sempre um momento do dia reservado para você! Use este tempo para fazer coisas que você gosta. Isso ajuda a aliviar a ansiedade e manter sua mente saudável
  1. Pratique uma alimentação saudável. A alimentação realizada de modo saudável e aliada com exercícios físicos contribui para a qualidade de vida. O ideal é fazer, no mínimo, três refeições principais ao longo do dia. Ficar muito tempo sem comer, pode levá-lo a comer muito mais na próxima refeição, por isso, pequenos lanches entre as refeições principais podem ajudá-lo a manter sua alimentação equilibrada.
  1. Durma bem. Parece clichê, mas dormir bem ainda é a dica mais valiosa de todos os tempos. Ter um sono tranquilo e regular pode ajudar a sua memória, concentração e capacidade de lidar com o stress. Procure relaxar antes de ir para a cama, tente não levar os problemas do dia-a-dia para o leito. Uma música tranquila pode ajudar.
  1. Não fique parado, sua saúde precisa de exercícios.

A saúde depende principalmente dos hábitos e da atitude de cada um. Atitude e saúde andam sempre juntas. São palavras que se complementam como forma de construir uma vida melhor.