FSFX e Prefeitura comemoram números da saúde nos 70 anos de Cubatão

A Fundação São Francisco Xavier orgulha-se em fazer parte e contribuir com a história de Cubatão que comemora, em 9 de abril, 70 anos de emancipação político-administrativa. Em 2017, a instituição ampliou os laços com a cidade quando assumiu a administração do Hospital de Cubatão e celebra os resultados alcançados, que beneficiam cada vez mais a comunidade.

Graças à parceria de sucesso firmada com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, a população passou a contar novamente com a unidade hospitalar, com uma estrutura adequada, equipamentos de ponta, segurança assistencial, qualidade e humanização do cuidado.

Alguns números merecem destaque: são mais de 515 mil exames de apoio ao diagnóstico, contemplando exames de imagem e de laboratório; cerca de 2 mil procedimentos cirúrgicos e 6 mil internações. Além disso, a parceria permitiu o nascimento de 1.400 bebês em Cubatão.

“A reabertura do Hospital Municipal foi a medida mais importante deste governo. Mesmo diante do caos que encontramos a cidade, sabíamos da importância desse equipamento para a vida das pessoas. Afinal, cuidar da saúde da população, e mais do que isso: ver novos cubatenses nascendo é uma alegria e uma responsabilidade da administração pública”, comemora Ademário Oliveira, prefeito de Cubatão.

Outro fator importante para a região foi o modelo de contrato firmado pela FSFX que visa à sustentabilidade do serviço prestado ao município possibilitando o atendimento de pacientes de convênios, que também passaram a contar com esta unidade hospitalar.

Novos projetos

Na semana de aniversário da cidade, a FSFX recebe a visita dos avaliadores da DNV – GL para a auditoria externa baseada no Manual Brasileiro de Acreditação – ONA, pleiteando o nível 1 – Acreditado ONA, que avalia a segurança e estrutura. O objetivo é certificar a qualidade do Hospital de Cubatão quanto ao atendimento dos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais, assistenciais e de gestão.

Outro projeto de destaque é o Programa de Residência Médica do Hospital de Cubatão, aprovada pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura para as especialidades: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica e Cirurgia Geral. A formação de médicos especialistas auxilia na fixação de novos profissionais para a cidade.

E, ainda em 2019, serão iniciados os atendimentos do Centro de Alta Complexidade no anexo hospitalar, auxiliando e oferecendo qualidade no tratamento de pacientes da oncologia, hemodiálise e oxigenoterapia. Mais uma conquista para a população.

Sobre o HC

Com 125 leitos, sendo 75 para atendimento ao SUS e 50 leitos para convênios, o HC conta com 28 especialidades médicas. O hospital atua nas áreas de Internação materno-infantil e adulto; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, pediátrica e adulto; cirurgia geral e ortopédica, procedimentos de média complexidade, urgência e emergência em obstetrícia, maternidade e apoio ao diagnóstico. Além de uma série de outros atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Para isso, a unidade conta com mais de 500 colaboradores, 130 médicos e equipes multidisciplinares.

O Hospital de Cubatão mantém o Certificado “Hospital Amigo da Criança”, um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e respeita critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, o que também tem sido destaque desde a reabertura do hospital.