Hospital de Cubatão conquista Acreditação Hospitalar ONA

Durante auditoria externa de certificação, ficou constatado que a unidade implantou em 1,6 meses elevado nível em gestão dos serviços hospitalares.

A excelência na prestação de serviços oferecida pelo Hospital de Cubatão (HC), administrado desde 2017 pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), foi atestada pelos auditores da Det Norske Veritas (DNV) junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA), com a conquista da Acreditação – nível 1. As exigências deste nível contemplam o atendimento aos requisitos de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, o que demonstra, na prática, a excelência em gestão e na qualidade da assistência prestada aos clientes de forma exemplar.

Para o diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, Luís Márcio Araújo Ramos, a certificação demonstra que o Hospital de Cubatão está em consonância com um dos objetivos estratégico da FSFX de oferecer serviços de saúde de excelente qualidade. “A FSFX se preocupa com a melhoria contínua com muito trabalho e dedicação. Essa certificação, mais uma vez, demonstra a nossa preocupação com a qualidade e o compromisso em proteger a vida”, afirma Luís Márcio.

A acreditação é ainda uma forma de reconhecimento, pois confirma que a instituição cumpre os requisitos de segurança assistencial, baseando-se em procedimentos e protocolos cientificamente comprovados. A Acreditação nível 1 demonstra o compromisso institucional com a segurança e a qualidade e serve de alicerce para a Gestão integrada de processos que permitirá ciclos de melhoria mais consistentes.  “É importante reafirmar a qualidade da atuação de cada colaborador e como isso influencia no desenvolvimento e no alcance dos resultados da organização. É por isso que, ao reunirmos esforços, somos capazes de superar os obstáculos e fazer do Hospital de Cubatão uma instituição cada vez mais sólida e capaz de levar os melhores serviços em saúde aos nossos clientes”, informa o superintendente do HC, Abner Moreira de Araújo Júnior.

Sobre o HC

Graças à parceria de sucesso firmada com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, a população passou a contar novamente com a unidade hospitalar, com uma estrutura adequada, equipamentos de ponta, segurança assistencial, qualidade e humanização do cuidado.

Com 125 leitos, sendo 75 para atendimento ao SUS e 50 leitos para convênios, o HC conta com 28 especialidades médicas. O hospital atua nas áreas de Internação materno-infantil e adulto; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, pediátrica e adulto; cirurgia geral e ortopédica, procedimentos de média complexidade, urgência e emergência em obstetrícia, maternidade e apoio ao diagnóstico. Além de uma série de outros atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Para isso, a unidade conta com mais de 500 colaboradores, 130 médicos e equipes multidisciplinares.