Hospital de Cubatão realiza segunda capacitação para revalidação do certificado Amigo da Criança

O Hospital de Cubatão (HC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, promove nos dias 9 e 12 de setembro, a segunda capacitação da equipe multidisciplinar para revalidação do Certificado “Hospital Amigo da Criança”. O objetivo é mobilizar os profissionais da maternidade, centro obstétrico e UTI neonatal para manter condutas e rotinas responsáveis para incentivar a amamentação.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990, pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.  Para isso, foram criados os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” e as instituições que cumprem, recebem o selo de qualidade, conferido pelo Ministério da Saúde. Para ser amigo da criança, o hospital deve também atender outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, além de cumprir a  Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Primeira capacitação já foi concluída em Cubatão

A primeira capacitação do HC ocorreu em março de 2018, realizada pela Rede Social de Amamentação da Costa da Mata Atlântica e teve a presença das médicas Keiko Teruya, membro da Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria, do Comitê Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, presidente da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica, e Roberta Hernandez, coordenadora da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica.

“Tornar uma criança um adulto feliz é dever de todo cidadão e trabalhar por isso realmente é uma benção. Foi satisfatória e perceptível a motivação do grupo do Hospital de Cubatão. Todos saíram com o compromisso de utilizar e aplicar o aprendizado para o bem de toda a comunidade, principalmente de Cubatão. Os gestores estão de parabéns porque viram a importância de ser um Hospital Amigo da Criança e de manter a certificação. Fazer isso para a comunidade é extremamente importante e do bem”, afirma Keiko.

Com aulas teóricas e práticas, a capacitação envolve as abordagens e diretrizes definidas pela IHAC, por meio de palestras e aulas práticas. O objetivo é atualizar os profissionais que já atuam nas unidades e também os novatos, atingindo 100% dos setores envolvidos.

A visita do Ministério da Saúde para confirmação do certificado está prevista para o mês de outubro.